quarta-feira, 1 de outubro de 2008

KILOMBO TENONDE

KILOMBO TENONDE

A semente do Kilombo Tenonde esteve sendo plantada há séculos nos Quilombos brasileiros. Reconhecendo que ainda há formas de opressão na sociedade moderna e industrial, o Kilombo Tenondé - Centro Agropecológico, Cultural e Educativo - foi criado com fundamentos enraizados na vida do Quilombo e sua harmonia comunitária, cultural e ambiental. Agindo na realização da regeneração da criatividade, do pensamento construtivo, dos ideais das aldeias, mocambos e tribos dos nossos ancestrais antepassados. Constituindo, entretanto, um Quilombo Moderno.
O Kilombo Tenonde com as suas sedes, Urbana e Rural, foi criado com a finalidade de manter e divulgar os valores dos povos ameríndios, afro-descendentes e nativos brasileiros. Através de atividades educacionais, ativar a consciência ecológica e o respeito à diversidade cultural, racial e religiosa, articular eventos, oficinas e ações que promovam os valores humanos e o desenvolvimento social e ecológico.

SEDE URBANA: De vista para as ilhas de Itaparica e Ilha de Maré, em frente ao mar, na Baía de Todos os Santos, o nosso quilombo esta bem localizado. Com uma área de mais de 5000m², realizamos técnicas alternativas em ecologia, agricultura, educação, formação, informação e inserção comunitária com um corpo de voluntariados estrangeiros e brasileiros.

SEDE RURAL: Com uma área de 40 hectares, localiza-se em meio à exuberância da Floresta Atlântica, próximo ao povoado de Bomfim, Valença-BA. Nesta sede, acontece semestralmente o Permangola, reunião Agropecológica, que consiste numa série de práticas e palestras sobre sistemas alternativos de construção, agricultura sustentável, energia e Capoeira Angola.

No Kilombo Tenondé se encontram ações cotidianas, em que o trabalho voluntariado se manifesta em perfeita harmonia, entre os afazeres do dia a dia e a comunidade. Mantendo diversas atividades como construção natural, plantio de mudas e horta, compostagem, técnicas de conhecimento em medicina e alimentação natural, artesanato (com mosaicos, cestaria, reciclagem), arte e música, Capoeira Angola e confecção de instrumentos musicais afro-ameríndios... Entre muitas outras coisas... Criando o equilíbrio harmônico entre o urbano e o rural, entre a cidade e a roça, entre o concreto e a selva, entre o homem com o homem e o seu meio ambiente.

Nenhum comentário: